quarta-feira, 19 de março de 2008

Me Caiu os Butiá do Bolso [Parte 02 - WEB 2.0 e Nanotecnologia]

Esses tempos, num desses almoços de domingo quando depois da 2ª cervejinha nosso pai começa a falar demais, tivemos uma discussão sobre tecnologia. Isso é bom, ou não é? É real, ou só uma vida de faz de conta?

Meu pai é do tempo que se precisa ligar para dar qualquer informação - ligar mesmo, falar com todas as letras e escutar uma resposta imediata. Não pode nem ouvir falar de mensagens SMS, emails, quem dirá então orkut e MSN. Diz que isso não é meio de comunicação de verdade. Que a mensagem, se a outra pessoa não tem cartão, tu nunca irá saber se a pessoa a recebeu ou não. Que no orkut a pessoa pode ver muito tempo depois. Que os e-mails são "vigiados" e podem se perder no meio do caminho... Os argumentos dele se perdem tarde adentro.

Já eu digo exatamente o contrário. Acho que não existe coisa mais prática e fácil do que o e-mail, que o orkut surgiu para facilitar os relacionamentos, os reencontros, as fofocas e, porque não, até mesmo as saídas noturnas. Nos conhecemos mais através do orkut, descobrimos uma banda nova que se torna nossa favorita no Lastfm. Achamos a imagem perfeita para um trabalho no Flickr. Podemos falar durante horas com nossos amigos no MSN sem pagar um centavo a mais do que a mensalidade da banda larga - imagem quantos reais em ligação telefônia custaria uma conversa parecida com a que temos no MSN?

Adoro grupos de e-mail, também. Não vejo coisa mais prática do que isso - com um único e-mail tu atinge todos aqueles que tu precisa - sem precisar de "cc" e "cco", muito mesmo ficar catando endereços de e-mails e recebendo avisos de falha na entrega. E qualquer um pode responder com a mesma facilidade. Os blogs facilitam a busca de informações, a interação. Através de diversas opiniões e de informações aparentemente em excesso, vamos descobrindo mais sobre a nossa própria vida, nossas opiniões e crenças. São tantas opções que até nos sentimentos perdidos...

O melhor de tudo isso é que nada é totalmente massivo - vemos só o que queremos, quando queremos. Informamos o que queremos para quem queremos. E o principal é a possibilidade de contato e interação entre todos que participam desse processo comunicacional.

A WEB 2.0 chega para nos trazer todas essas facilidades. Celular, isso já já está para trás! Vocês já viram o "modem portátil"? (não sei o nome mesmo, mas é tipo um pen-drive que tu liga em laptop ou qualquer computador para ter acesso a Internet onde tu tiver!) Fantástico, não é? O mundo todo muito mais próximo, pessoas interagindo socialmente mesmo estanto longe, a notícia chegando a todos muito mais rápido, quase que imediatamente.

Sou fã de Internet, com certeza. Mas não disse isso pro meu pai - ele pode não gostar tanto assim de computador, mas sabe muito mesmo sobre máquinas, redes, programação e hardwares. Meu namorado que, aliás, estuda Engenharia em Sistemas Digitais e sabe MUITO de tudo isso, começou a falar antes de mim. Eu deixei os dois discutindo nanotecnologia e fui olhar meu orkut. Não conseguiria obter nenhuma boa convivência social com os dois naquele momento.

Sabe, é por essas e outras que butiás que colho na árvore que tem na frente da minha casa não param no meu bolso. Eles vivem caindo... Nanotecnologia, num almoço de domingo, eu mereço!

Um comentário:

Gisele H. disse...

Nossa, que legal, queria ouvir a conversa, pena que você não participou! Hahaha.

O nome do "modem portátil" é 3G, da Claro.

Adorei o post!